Transtorno dos jogos eletrônicos
O transtorno dos jogos eletrônicos ou gaming disorder, de acordo com a 11ª Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11), é um padrão comportamental que prejudica a capacidade de controlar a prática de jogos eletrônicos, de modo a priorizá-los em detrimento de outras atividades – ao ponto que o jogo se torna mais importante que outros interesses e atividades diárias.
Nem todas as pessoas desenvolvem o transtorno, contudo, quem aprecia jogos eletrônicos deve atentar para o fato de que mudanças nas áreas de funcionamento pessoal, familiar, social, educacional, profissional ou ainda alterações físicas e psicológicas podem indicar que esteja ocorrendo a desordem do comportamento.
Não é à toa que o transtorno passa a integrar a classificação internacional de doenças (CID-11), pois o problema tem chamado a atenção dos profissionais de saúde quanto aos riscos de desenvolvimento dessa condição e, consequentemente, às medidas relevantes de prevenção e tratamento.
Segundo a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde – a decisão de incluir o transtorno dos jogos eletrônicos na CID-11 tem base nas revisões das evidências disponíveis e reflete um consenso de especialistas de diferentes disciplinas e regiões geográficas envolvidos no processo de consultas técnicas realizadas pela Organização Mundial da Saúde.
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