Pílula robótica
A tecnologia não deixa de surpreender. Artigos inicialmente futurísticos podem chegar antes do esperado. Por exemplo, engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, lançaram em sistema de código aberto (open- source) o projeto de uma “pílula robótica”. Isso significa que a atuação de pequenos robôs sobre a saúde humana pode estar mais perto do que se imagina. A partir
do open-source, equipes de todo o mundo poderão concentrar seus esforços em funcionalidades específicas da saúde, sem precisar começar do zero.
De acordo com o professor e pesquisador Pietro Valdastri, foram projetadas cápsulas customizadas – uma para o cólon, uma para o estômago e outra para sanar hemorragias. Com isso, percebeu- se que estavam sendo reutilizados basicamente os mesmos componentes.
O site Inovação Tecnológica explica que, na pílula open-source, os módulos de hardware lidam com computação, comunicação sem fio, alimentação, detecção e atuação. Cada módulo foi projetado para ser facilmente interfaceado com tecnologias em desenvolvimento por outros grupos de pesquisa.
Deixe um comentário