Como a raiva afeta o corpo
Você já sentiu o funcionamento do corpo afetado após momentos de raiva e infelicidade? Isso não é coisa da sua cabeça. Especialistas da Pennsylvania State University recentemente publicaram na revista científica Brain, Behavior, and Immunity um estudo sobre o impacto das emoções negativas no sistema imunológico.
Os cientistas pediram a 220 adultos homens e mulheres de etnias diferentes que reportassem suas emoções cinco vezes ao dia por duas semanas. Após cada avaliação, uma quantidade de sangue era coletada de cada voluntário e examinada para monitorar a produção de citocina, um aglomerado de moléculas produzidas para ativar, mediar ou regular a reação imune do corpo.
Foi observado que quanto mais estresse e tristeza cada indivíduo sentia, maior era o nível da citocina reagente contra inflamação no sangue. Ou seja, as células entenderam que o corpo estava ferido e produziram as mesmas moléculas emitidas para reagir a ferimentos.
No momento, mais estudos estão sendo desenvolvidos para aprofundar o conhecimento. Enquanto não sabemos os resultados, que tal dar uma relaxada?
Texto: Julie Grüdtner
Deixe um comentário