Cérebro jovem
Não basta manter apenas o corpo ativo, é preciso manter o cérebro tão produtivo quanto todo o resto, afinal somos seres ligados de maneira interdependente.
Sabendo disso, a BBC lançou um programa chamado How to Stay Young, ou “como permanecer jovem”. A proposta é exatamente esta: descobrir como é possível manter-se jovem, inclusive o cérebro.
Reunindo pessoas com mais de 60 anos, o programa os dividiu em uma série de atividades, a fim de testar como elas exercitavam o cérebro. O grupo destinado a praticar tênis de mesa, por exemplo, revelou que o esporte teve efeito importante sobre o cérebro, tendo, em alguns casos, o córtex ficado até maior.
Tocar um instrumento também apresenta melhoras significativas nas áreas responsáveis pela coordenação motora fina, audição e visão. Um estudo americano concluiu que aprender a tocar piano melhorou a memória e outras funções cognitivas de um grupo de pessoas com idades entre 60 e 85 anos.
Acontece que começar um hobby cria novas conexões entre os neurônios.
O programa da BBC também constatou que o exercício físico, mesmo que leve, como uma caminhada de uma hora somente duas vezes por semana, ajuda a criar células na área cerebral da memória, o hipocampo.
Além dessas dicas, a alimentação saudável e o convívio social favorecem a vitalidade cerebral.
Deixe um comentário