Brincadeira de criança
Hoje em dia, muito se discute sobre a maneira como as crianças estão ou não interagindo umas com as outras. Por medo, pais não deixam seus filhos saírem às ruas ou preferem condomínios a fim de que a criança tenha liberdade com segurança.
Apesar disso, nada muda o fato de que brincar seja importante. Não basta a uma criança estar protegida se seu único entretenimento se dá com recursos audiovisuais e tecnológicos, como TV, celular e o uso da internet.
A doutora em educação Gisela Wajskop explica que brincar é importante sob vários aspectos: desenvolve a cognição, o planejamento e controla a impulsividade. Além disso, as brincadeiras promovem conexões cerebrais, aumentam a coordenação motora e a força, desenvolvem os sentidos e traz benefícios sociais.
Nas brincadeiras, a criança precisa esperar a sua vez, seguindo uma ordem. Ela também precisa pensar estrategicamente para poder chegar até o fim. Sobretudo, brincar é como iniciar um trabalho em equipe e aprender a ser colaborativo para alcançar um objetivo. Sendo assim, é preciso comunicação e empatia.
Deixe um comentário