Benefícios do autoconhecimento
“Conhecer a si mesmo é o começo da sabedoria.” Essa famosa citação é frequentemente atribuída a Sócrates. Mas o que exatamente acontece quando você “conhece a si mesmo”?
Talvez seja óbvio, mas aqui estão algumas razões pelas quais você pode querer conhecer sua própria natureza. Primeiro: você será mais feliz porque poderá expressar quem você é. Expressar seus desejos tornará mais provável que você consiga o que deseja. Isso acaba puxando para o próximo benefício, que é diminuir seus conflitos internos. Quando suas ações externas estiverem de acordo com seus sentimentos e valores internos, você terá menos conflitos.
O terceiro ponto é uma melhor tomada de decisão. Quando você se conhece, é capaz de fazer melhores escolhas sobre tudo, desde pequenas decisões como qual suéter você vai comprar, até grandes decisões como com quem você vai passar o resto vida. Você terá diretrizes que pode aplicar para resolver os vários problemas da vida.
As consequências dessas autorreflexões são autocontrole, porque você entende o que o motiva a resistir aos maus hábitos, e a desenvolver bons hábitos. Você também terá a percepção de saber quais valores e objetivos ativam sua força de vontade. Sendo assim também cria mais resistência à pressão social e aumenta sua tolerância e compreensão dos outros.
Acima de tudo, conhecer-se torna sua experiência de vida mais rica, ampla e emocionante.
Texto: Julie Grüdtner
Deixe um comentário