O sucesso dos placebos
Antes de um medicamento chegar ao mercado, ele, obrigatoriamente, passa por diversos testes. Um teste muito importante diz respeito à eficácia da aplicação do produto para o fim ao qual foi planejado.
Uma das análises mais conhecidas é a que mede o desempenho do medicamento em comparação com o de substâncias inertes conhecidas como placebos. Para avaliar o efeito placebo, são realizados testes clínicos em que participantes (que não sabem qual remédio estão tomando) recebem a droga real enquanto outros recebem placebo.
O sucesso do medicamento e sua garantia de ser posto à venda dependem de uma vantagem significativa em comparação com o placebo. Mas o que tem chamado a atenção de pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), é que isso vem ocorrendo cada vez menos, isto é, o efeito placebo tem, em vários casos, aumentado.
Ainda não se sabe exatamente por que o placebo tem tido mais efeito nas pesquisas, mas parte da explicação tem que ver com o fato de que o efeito placebo está ligado à expectativa dos pacientes.
Deixe um comentário