HIV desconhecido
Em seu último levantamento sobre HIV e AIDS, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que, mais de 9,4 milhões de pessoas, em todo o mundo, não sabem que estão infectadas pelo vírus. Elas necessitam urgentemente de acesso ao teste a fim de que busquem os serviços de tratamento.
O relatório “Conhecimento é poder” também traz um dado assustador: 37 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo – o maior número registrado na história. Em 2017, 75% das pessoas que viviam com HIV sabiam da carga viral, e 58,6% delas (21,7 milhões) tiveram acesso à terapia antirretroviral.
No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 866 mil pessoas vivam com o HIV em 2017. Delas, 84% (731 mil) estão diagnosticadas, e 75% (548 mil) estavam em tratamento antirretroviral.
De acordo com o ministério da Saúde ainda, a meta é garantir que, até 2020, todas as pessoas com HIV no país sejam diagnosticadas; que 90% das pessoas diagnosticadas estejam em tratamento; e que 90% das pessoas em tratamento alcancem carga viral indetectável.
Deixe um comentário